24.2.09

Homens Homossexuais e o IPS

Bom, deixaram-me na caixa dos comentários (I'm a Saint) um link para uma petição sobre a dádiva de sangue por homens homossexuais e em vez de responder na caixa, segue em post:

Parece-me que esta não é uma questão que se resolva através de petições. O entrave que existia, em termos de regras ou se preferirem de protocolo já não existe, desapareceu em 2005 ou 2006 já não me recordo.

O que aparentemente se está a passar é que uma vez que o critério de "comportamento de risco" permanece uma abstracção, pode ser utilizado para continuar a seguir a regra que desapareceu.

Ok, isto são factos, para começar devo dizer que estou extremamente chocado com uma coisa que não me tinha apercebido. Eu já doei sangue e fizeram-me a tal pergunta e sempre pensei que também a fizessem no caso feminino "Sendo mulher tem relações com outras mulheres?", pelos vistos não - o que é mais estúpido.

Trata-se tão só de um caso de discriminação, pura e dura. Qualquer pergunta que peça o sexo do parceiro sexual é não só discriminatório, como redundante. Não faz qualquer diferença, se tem comportamentos de risco (independentemente do que se considere "de risco"), tem comportamentos de risco, tanto faz o sexo, a idade, raça, estado civil, penteado ou
nacionalidade - e estou a falar em termos não-ideológicos mas sim biológicos.

No comments: